Promovendo saúde e educação- Anaíla Melo



III SEMANA DE ENFERMAGEM
ENFERMAGEM E PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA
Enfermagem: Participação 
Comunitária e o Contexto Social 
PROJETO MAIS VELHO DO QUE EU
A educação deve se pautar no desafio de construir homens socialmente capazes de evitar danos ao ambiente. Como estratégias coletivas para alcançar esse objetivo buscamos técnicas e materiais viáveis, reutilizáveis, recicláveis, assim como, o resgate histórico e cultural de ações de cuidados vivenciados por nossos antepassados e que são comprovadamente eficazes. Com isso, o projeto + Velho do que eu tem por objetivo desenvolver ferramentas e modelos práticos para a consolidação da cidadania ambiental junto a comunidade juvenil no ambiente da Escola Profissional de Aracati, valendo-se da implantação do berçário de mudas e farmácia viva nos corredores da escola. Soma-se a estas ações a produção de um livro com receitas com o apoio das bisas, avôs e avós, com o intuito de consolidar o vínculo familiar e perpetuar os conhecimentos dos mais velhos, utilização das ervas medicinais para fazer os chás no ambiente escolar de acordo com as receitas das famílias e a partir dessa prática, a família adota o quintal verde com as mudas cedidas pela escola.







21 comentários:

  1. O projeto mais velho do que eu, mostra como devemos utilizar as plantas medicinas sem prejudicar nossa saúde e ao meio ambiente e mostra como as receitas de avôs,bisas e avós são importantes em nossa vida.Parabéns pelo o projeto é maravilhoso.
    Roberta Alves
    Enfermagem 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto mais velho do que eu é muito importante para nó resgatamos ,a históriadsa nossasa avós,que ja vem dos séculos pasados,desde da idade da pedra,obrigado anaila por resgata a cultura dos nossos avos.

      nayaralima-enfermagemII

      Excluir
  2. O projeto esta de parabens pois é importante que resgatamos a cultura do nossos familiares pois alem de trazer isso traz tambem uma comunicaçao com os avós.
    najara barbosa
    enfermagem2

    ResponderExcluir
  3. O projeto esta de parabéns pois nos ensina a preparar medicamentos com plantas medicinais uma forma de promover saúde através de plantas.

    Maria luana moura da silva
    Enfermagem 2

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Anaila pelo projeto mais velho do que eu.
    Maria Laís Enfermagem 2

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, pela iniciativa do projeto PROJETO MAIS VELHO DO QUE EU, muito importante que é resgatar os conhecimentos conhecimentos de nossos avós, e parabéns também pelos projetos apresentados.!

    ResponderExcluir
  6. Lembrando a todos que os livros de receitas estão sendo produzidos e quem quiser adquirir o quintal verde, pode dar seu nome para as alunas Rebeca e Vanessa de enfermagem II.

    Vanessa Carvalho - Enfermagem II

    ResponderExcluir
  7. O peojeto Mais velho do que eu é de extrema importância, pois vem resgatando costumes antigos de nossos avós e avôs.É importante termos um farmacia viva em nossa casa, e o projeto nos da essa oportunidade!

    ResponderExcluir
  8. É muito importante o projeto mais velho do que eu,porque relembra as receitas de plantas medicinais dos nossos avós.
    Maria Laís Enfermagem 2

    ResponderExcluir
  9. o projeto mais velho do que eu está de parabéns;pois nos ajuda a resgatar as ervas medicinais que estavam sendo esquecidas por nós, e com essa iniciativa,podemos deixar um pouco de lado os antibioticos,e utilizar as ervas medicinais.

    Gabriela Silva do Nascimento
    Enfermagem II

    ResponderExcluir
  10. O projeto Mais Velho do Que Eu é uma ação que desenvolve de muitas formas o enteresse dos alunos em plantas medicinais. No mundo em que vivemos hoje onde qualquer coisa que sentimos desde uma dor de cabeça a uma dor maior se utiliza remedios industrializados, onde uma erva poderia muito bem resolver o problema, assim essa ação nos mostra o quanto importânte é o conhecimento sobre algo que se prática a muito tempo.

    ARIANE MARQUES2
    ENFERMAGEM II

    ResponderExcluir
  11. O projeto Mais Velho do Que Eu é uma ação que desenvolve de muitas formas o enteresse dos alunos em plantas medicinais. No mundo em que vivemos hoje onde qualquer coisa que sentimos desde uma dor de cabeça a uma dor maior se utiliza remedios industrializados, onde uma erva poderia muito bem resolver o problema, assim essa ação nos mostra o quanto importânte é o conhecimento sobre algo que se prática a muito tempo.

    ARIANE MARQUES
    ENFERMAGEM II

    ResponderExcluir
  12. A semana de enfermagem entrou com a PROMOÇÃO EM SAÚDE, com intuito de promover estrategias e orientar as maneiras corretas de ser adquirir uma boa saúde de qualidade evitando o doenças.
    foi muito bom a semana de enfermagem, e quem promoveu foi nós os alunos de enfermagem 1,2 e 3.Junto com a orientadora tec. ANAILA MELO.
    AMANDA SILVA
    ENFERMAGEM 2

    ResponderExcluir
  13. O projeto Mais Velho do Que Eu é projeto que aborda os conhecimentos daquelas pessoas que cresceram em um mundo onde todas as patologias se tratavam através de ervas medicinais.Esse projeto vai também ajudar os alunos que venham há ficar doentes no ambiente escolar.

    Mirela Kathlyn
    Enfermagem 2°ano

    ResponderExcluir
  14. Como aluno do curso tecnico em enfermagem II posso fala que esse projeto mais velho do que eu é um projeto muito bom pois passa para as pessoas que varias patologias pode se resolvida com evas ,chas , e plantas , não só de medicamentos etc.

    ResponderExcluir
  15. Muito legal esse projeto das turmas de Enfermagem sempre na família existe um remédio caseiro quando estamos doentes pra agente melhora e o pior que funciona mesmo e às vezes é melhor que remédio de farmácia.
    Maiza Virginio
    Informatica II

    ResponderExcluir
  16. Muito boa essa iniciativa da turma de enfermagem. As idéis educacionais da EP são surpreendentes!

    ResponderExcluir
  17. gostei muito é muito legal por causa que nos podemos ter um remedio em casa e nem sabemos

    kenia mara enfermagem2

    ResponderExcluir
  18. gostei muito desse projeto que anaila está monitorando

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...