16 de abril de 2015

Livros para ler ou para colorir?

      
     Saudações leitoras, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
     O que você me diz de sentar não para ler um livro, mas para colori-lo? Pois bem, o novo boom de vendas nas livrarias  são os livros de colorir que não é mais privilégio apenas das crianças. Segundo o jornal Diário Catarinense, a atividade ganha adeptos entre os adultos e o objetivo é um só: aliviar o estresse do dia a dia. Passar horas em meio a florestas, mandalas e figuras abstratas significa um meio de desconectar, esvaziar a mente e partir para o mundo das cores e imaginação. Tudo bem longe do preto e branco dos compromissos e preocupações.
    Os números das livrarias demonstram que muitos catarinenses estão aderindo a essa terapia colorida. O preferido é o Jardim Secreto, da ilustradora escocesa Johanna Basford, que já vendeu 1,5 milhão de cópias no mundo – segundo a editora Sextante, que publica a obra no Brasil, já foram mais de 100 mil exemplares no país. A obra lidera as vendas em Santa Catarina e é seguido pelo Floresta Encantada, da mesma ilustradora. Na Livraria Catarinense, com nove lojas no Estado, foram pelo menos 13 mil exemplares vendidos nos últimos 40 dias. 
     Há quem diga que essa febre é a infantilização da leitura para adultos, por isso nós, aqui do blog, queremos saber: você acha essa leitura/pintura válida? Este tipo de livro pode ser considerado leitura? E você,  se interessou pela leitura?
     Para instigar sua opinião segue uma das páginas do livro Jardim Secreto. Boa reflexão a tod@s!



13 comentários:

  1. Deve ser um maravilhoso livro..
    Quando eu terminar de ler o que eu estou lendo, vou atras desse..
    Bjs!
    Mickele Lima
    #Comércio 1

    ResponderExcluir
  2. Que legal . Vou atrás desse livro :) Ameeeeeei
    #ComércioI

    ResponderExcluir
  3. Quem foi que disse que para ser leitura , só se considera as letras ? Há diversas formas de ler , inclusive leitura de imagens (no caso do livro citado). E pintar ? Eu posso muito bem interagir com meu livro e vice-versa. O livro serve pra infinitas coisas , como por exemplo , desopilar , desestressar , relaxar e muitas coisas que envolvam o psicológico , a mente. Achei super interessante a maneira a qual o livro vem sendo abordado , algo diferente, algo que nos mexa de forma diferente. E também não é a toa que o livro faz tanto sucesso. Adorei , e já quero um. Rsrs. Abraços

    #Comércio1

    ResponderExcluir
  4. Leitura, imaginação e arte, tem combinação mais perfeita? ... Diferente dos livros que costumamos ler, onde a imaginação fica por nossa conta, no caso, a história é por nossa conta .. #desejando

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser muito bom, apesar de não ter leitura nele, mas o mais importante é não só ler e imaginar, o livro pode se tornar bem mais interessante a partir do momento em que nós mergulhamos de cabeça nele. É algo diferente e criativo, testa nossa imaginação e o nosso psicológico, além de nos fazer querer continuar cada vez mais...Já quero um desse pra mim, realmente me chamou a atenção.

    #Enfermagem 01

    ResponderExcluir
  6. Claro que é válida sim... Leitura , como muitos ja falaram, não é apenas letras... É muito fácil pegar um livro e lê de qual quer forma...agora pegar um livro como esse, em que você tem que criar e imaginar todo o contexto , é uma historia totalmente diferente! Acho que livros como esse de pintura, faz com quem os leitores entrem na historia, flutuem na imaginação por que é como se você recriasse a sua imaginação no papel! Essa nova forma de leitura é bastante interessante e espero ter a oportunidade de lê um desses também :) .

    ENFERMAGEM 1

    ResponderExcluir
  7. Essa leitura é valida sim.Uma leitura ela não é considerada,só por a gente ler um livro com palavras,também ela pode ser considerada por um livro que traga leitura só por imagens.E esses livros são bem interessantes,porque cada pessoa que estar olhando as imagens,faz com que crie historias diferentes no seu pensamento,e com a pintura,faz com que o livro fique bem parecido com a historia que a pessoa pensou.Eu me interessei muito por esses livros,e queria ter a oportunidade de ler um desses.
    Enfermagem 1

    ResponderExcluir
  8. Essa leitura é valida sim.Uma leitura ela não é considerada,só por a gente ler um livro com palavras,também ela pode ser considerada por um livro que traga leitura só por imagens.E esses livros são bem interessantes,porque cada pessoa que estar olhando as imagens,faz com que crie historias diferentes no seu pensamento,e com a pintura,faz com que o livro fique bem parecido com a historia que a pessoa pensou.Eu me interessei muito por esses livros,e queria ter a oportunidade de ler um desses.
    Enfermagem 1

    ResponderExcluir
  9. Claro que essa leitura é válida! Para mim esse tipo de livro é bem interessante, pois, instiga nossa imaginação. Muitas vezes as pessoas acham que esse tipo livro é mais para o meio infantil e acabam entendendo as coisas erradas. Podemos usa-los como meio de diversão, ou até mesmo como meio de entretenimento, até porque nem todas as pessoas vão usa-lo como livro de pintura e sim como meio de interpretação. Cabe a pessoa escolher o que ela mais se identifica!

    ENFERMAGEM-I

    ResponderExcluir
  10. Claro que essa leitura é valida. Mesmo que sendo só imagens, fazemos a leitura da imagem olhando os detalhes e nos mesmos criamos os acontecimentos. Aparte da imagem imaginamos o que estaria acontecendo.

    ENFERMAGEM-I

    ResponderExcluir
  11. ja tive a oportunidade de ler livros desse tipo , e é bastante validos viu ... tenho um almanaque da Monica que ganhei quando criança com atividades e desenhos para colorir, e até hoje continuo usando , apesar de estar "velhinho" . Enfermagem I

    ResponderExcluir
  12. Eu não tive a oportunidade de ler ainda um livro desse ,mais assim que eu tiver eu vou ler por que parece ser muito bom .Além de usar a sua imaginação,tem arte ,criatividade ,e magia .
    Raynara Enfermagem 1

    ResponderExcluir
  13. realmente esses livros são maravilhosos tive a oportunidade de ler um livro desses e adorei eles são mágicos pude entra no mundo da fantasia.
    Millena Enfermagem1

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...