19 de novembro de 2014

Dia da Consciência Negra

        
          Salve, salve, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
        Dia 20 de novembro é uma data bastante simbólica no Brasil, pois comemora-se o dia de Zumbi ou Dia da Consciência Negra. O dia foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. 
      A data é feriado em mais de mil cidades brasileiras, mas antes de ser feriado é preciso refletir sobre a importância da data para que não seja mais um momento de folga dos trabalhos e um feriado prolongado.
      Faça você também a reflexão sobre a data aqui em nosso espaço virtual deixando seu comentário sobre a frase destacada em nossa postagem. Boa reflexão a tod@s!

11 comentários:

  1. Que nos venhamos a abraçar a causa pois todos nós somos iguais, pois o próprio Deus fala que nao faz acepção de pessoas. Então náo cabe a nos fazer.

    ResponderExcluir
  2. De que vale um dia por ano, se passamos mais de 300 anos na escravidão?!

    ResponderExcluir
  3. Que possamos viver em um mundo sem preconceito e sem brigar para a melhora do mundo !

    ResponderExcluir
  4. Que possamos viver sem preconceito e sem diferenças ideológicas. E com mais respeito e aceitação não só com raças, mais também é relação a religião, opção sexual, etc.

    ResponderExcluir
  5. Pura ignorância pessoas a acharem que uma raça é superior a outra. Vivemos em um mundo mestiço, onde todos nós somos diferentes em relação a raça, religião, cultura , entre outros. Em outras palavras, perante as leis, deveres e direitos , nós humanos somos todos iguais!

    ResponderExcluir
  6. no dia de hoje é comum preconceito existe mais isso depende de cada um de nos combater esse tipo de ignorância. muitos humanos tem preconceito com as raça quando ver um negro na sociedade frequentado um mesmo espaço do branco eles fica com raiva por que acha que negros tem que fazer só coisa de escravos estão muito enganado todo ser humano tem todos direito iguais

    ResponderExcluir
  7. Muitos acham que é uma data sem valides, que pra eles não há significados, para esses que acreditam nesse fato, não sabem o que é passar a vida toda para ser reconhecido como um ser humano livre, nem imagina o que é sofrer por conta de uma simples diferença em tonalidades de pele. Vamos em busca então desse reconhecimento, lembrar aqueles de que a liberdade é um presente para aqueles que nunca a tiveram.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a postagem . Não ao preconceito . Não precisamos apenas de um dia da consciência negra, branca, parda, amarela, albina... Precisamos de 365 dias de consciência humana.
    -Thiago Saraiva

    ResponderExcluir
  9. É isso mesmo não ao preconceito e sim que exista a igualdade entre todos.Essa postagem é importante mesmo por que hoje em dia só o que agente houve falar é em preconceito ,e isso tem que acabar.
    Enfermagem 1

    ResponderExcluir
  10. Bela postagem... A cada dia que se passa, preconceito vem aumentando e aumentando... oque era pra seu ao contrário, pois nenhum ser humano tem direito de ser discriminado pela cor de sua pele, pela sua raça e muito menos pela sua origem. Todos nos devemos respeitar uns aos outros e amar o proximo como a si mesmo, assim como diz nos 10 mandamentos , eu sou CONTRA ao preconceito! E essa data , como já disse meu amigo Marcelo, não deve ser lembrada apenas em um dia do ano, mais durante todo ele... pois o preconceito não está só em um dia e tem que ser combatida !

    ENFERMAGEM 1

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...