7 de novembro de 2013

O Brasil Brasileiro de Ary Barroso

        Saudações tupiniquins, turm@ que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!
      Hoje nossa homenagem é toda para Ary Barroso, um compositor brasileiro de música popular, mais conhecido como autor de Aquarela do Brasil, representada no vídeo a seguir com a interpretação da cantora baiana Gal Costa, que na época do lançamento da música teve sua carreira internacional alavancada.
       Vejamos o vídeo a seguir:

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=CA7N-CsY1os

O próprio Ary Barroso contou a história desta que é uma das mais belas páginas de nosso cancioneiro popular em uma de suas entrevistas cedidas a mídia brasileira:

 "Senti iluminar-me uma ideia: a de libertar o samba das tragédias da vida (...) cenário sensual já tão explorado. Fui sentindo toda a grandeza, o valor e opulência de nossa terra (...). Revivi, com orgulho, a tradição dos painéis nacionais e lancei os primeiros acordes, vibrantes, aliás." Inovando no ritmo original, diferente, com batidas sincopadas e tamborins fantásticos, nascia assim "Aquarela do Brasil".

Sem sombra de dúvidas a marca registrada do talento deste grande compositor. Mas até chegar a "Aquarela do Brasil", o mineiro de Ubá, Ary Evangelista Barroso (07/11/1902 -- 09/02/64) teve cerca de 170 canções gravadas e quinze anos de atuação do meio musical. Seu sucesso, sua perene popularidade, inclusive no exterior, transformaram-na em verdadeira representante do que há de melhor em nossa MPB.
É sempre bom ouvirmos clássicos como esses da nossa música popular que são capazes de registrar as belezas de nosso povo e país, além de ultrapassar décadas ainda sendo referência musical para o mundo todo.
Então cantemos:

                       "...Brasil! Pra mim, pra mim! Brasil!
                       Brasil! Pra mim, pra mim! Brasil!, Brasil!..."
 


7 comentários:

  1. muito legal esta homenagem , é sempre bom lembrar dos que fazem parte das cultura Brasileira :)
    Albiquiele Soares - Hospedagem 3°

    ResponderExcluir
  2. Interessante relembrar "coisas" sobre aquarela... Muito leegal o video, foi coomo uma foorma de aprendizado#

    Jefferson Nascimento
    Hospedagem III

    ResponderExcluir
  3. A música popular brasileira , apesar de ter suas raízes na década de 70, principalmente, como forma de manifestação à repressão artística ainda vive fortemente no coração de todos os brasileiros e me orgulha bastante relatar o quanto Ary Barroso foi importante para a difusão da MBP pela casa e gosto musical dos brasileiros....

    ResponderExcluir
  4. A musica brasileira é muito importante para a nossa cultura e são artistas como Ary Barroso que divulgam o que tem de melhor no Brasil.

    Marcos
    Informática 3

    ResponderExcluir
  5. Além der ser uma demonstração de patriotismo, cujo valor conferido pela população como um todo faz-se baixo, é a prova de que nosso país, apesar das divergências e disparidades existentes, ainda é um país de muitas riquezas e que apresenta uma cultura muito bonita.

    Leonardo da Silva Lopes
    Informática 3º ano

    ResponderExcluir
  6. Fico muito feliz de saber que existe pessoas que reconhecer a nossa terra através da arte musical.

    ResponderExcluir
  7. Bom saber que existem pessoas que cultivam e disseminam a história e cultura do Brasil. Repassada de forma seria e deslumbrante por um homem tão importantíssimo como o Ary Barroso. Adorei o vídeo e esta postagem tão educativa.

    ÍTALO SANTOS HOSPEDAGEM 3

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...