24 de fevereiro de 2013

Estudar mais traz felicidade?

       Saudações acadêmicas, turma que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura!


       Mais um ano letivo iniciou e a velha pergunta de todo bom estudante é a seguinte: para que tanto tempo na escola? O que fazer com o conhecimento adquirido? Todo o esforço e dedicação aos estudos vale a pena? Estudar mais traz felicidade? 
      Pensando nisso, a pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 15 países associados à instituição aponta as possíveis respostas a estas perguntas, assim como analisa a participação de nosso país, além das diferenças entre homens e mulheres. 
      Segundo o estudo da OCDE, as pessoas que estudam mais são mais felizes porque têm maior satisfação em diferentes esferas da vida. Esse nível de satisfação pessoal é de, em média, 18% a mais para quem tem nível superior em relação àquelas que pararam no ensino médio. 
     A pesquisa foi fivulgada no jornal O povo e pode ser lida na íntegra aqui. Mas apesar do resultado da pesquisa o blog Diário Virtual de Leitura que saber de você: Afinal, estudar traz felidade? Deixe aqui sua opinião através de seu comentário.

50 comentários:

  1. Eu acho que o estudo pode sim trazer felicidade, pois o conhecimento adquirido com o estudo abre várias portas na nossa vida, nós guiando para a felicidade.

    Victor Tadeu
    Informática 3

    ResponderExcluir
  2. O estudo pode deixar sim a pessoa mais feliz, pois com estudo se chega longe, hoje em dia, para aquelas pessoas que tem o nivel superior se torna um pouco dificil conquistar uma vaga no mercado de trabalho.
    Então, quando paramos para estudar, conseguimos aprender cada vez mais, sempre se atualizando das novidades, mais também não precisamos se matar de estudar, estudando o básico ja esta ótimo!!!

    Jefferson Nascimento
    Hospedagem III

    ResponderExcluir
  3. Traz sim!! Ter conheçimento nunca é de mais, sempre é bom, ler revistas, jornais, blogs, tudo para o nosso crescimento!!

    ResponderExcluir
  4. Gosto de estudar,e se estudo,aprendo muito e assim sou muito feliz pois com o estudo vou aprender muito.
    cleiara bezerra
    3°ano

    ResponderExcluir
  5. Estou estudando a 2 anos,e estou cursando no momento o 3°ano de Hospedagem na E.E.E.P.Pª Elsa Maria Porto Costa Lima.
    Antigamente as pessoas não tinha tanta facilidade para estudar,pois a pobresa era maior que a vontade de ir a escola,e por este motivo muitas crianças e jovens trabalhavam entre 12 a 16 horas por dia,não tendo assim tempo para ir a escola se tornando pessoas infelizes não só por trabalharem mais também por não estudar e não aprender coisas novas.
    Hoje em dia a educaçao estar cada vez mais ampla dando a possibilidade a todas as pessoas de todas as idades,cores,culturas e classe social a oportunidade de engressar no mercado de trabalho,e realizando dessa forma seus desejos de forma prazerosa.
    Por isso o estudo é sempre uma forma de felicidade e harmonização entre as pessoas de diferentes etinias,criando um vínculo de fraternidade e respeito entre todos.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho certeza que sim... Em certos momentos em nossa vida, principalmente nós que somos Jovens ás vezes paramos e pensamos . Estudar para quê?. Mais no decorrer do tempo iremos perceber que o estudo é fundamental para tudo em nossa vida, principalmente para termos um futuro melhor, para termos algo mais a frente e depois dizermos EU CONSEGUI.
    Ana Kécia
    Hospedagem 3

    ResponderExcluir
  7. Estudar traz felicidade, pois quando estudamos adquirimos conhecimentos que são fundamentais para nossas vidas,e na minha opinião é muito bom quando conversamos com alguem e dominamos aquele assunto,por isso acho que estudar também faz parte da felicidade.

    Naiara Moura
    Hospedagem III

    ResponderExcluir
  8. Sim traz felicidade, pois, tudo que conquistamos no nossos estudos podem nos trazer uma grande vitoria no nosso futuro, o estudo é algo que jamais poderar ser tirado da gente....
    Com o aprendizado na minha vida posso chegar ao topo, não somente eu mas todos aqueles que estudam para garantirem o seu futuro.
    Parabens a todos que se dedicam a estudar!!!!

    Tainara..
    Hospedagem 3

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Estudo aqui na Escola Profissional Elsa Maria Porto a 2 anos e acho que o estudo traz sim felicidade, porque ao terminar o terceiro ano e consequir ingressar em uma faculdade, escolhendo um curso em que você se identifica ,concerteza irá trazer muitas felicidades.

    Geovane Da Silva Viana
    Hospedagem 3º Ano D

    ResponderExcluir
  11. O estudo traz sim muita felicidade,no começo ele ocasiona muita tristeza por que as pessoas pensam que não vai conseguir se formar mais com um tempo elas veem tudo diferente.porque uma pessoa sem estudo não tem vaga no mercado de trabalho.


    kerve penha
    hospedagem 3

    ResponderExcluir
  12. O estudo traz a felicidade sim, principalmente quando sabemos que este estudo servirá para o nosso futuro, sabemos que esta caminhada não é fácil mais tambem não é impossivel.

    Naiany Viana
    Hospedagem III

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Naiany. Considero que o estudo foi uma porta para entrar em um mundo novo, pois foi através dele que consegui conquistar uma vida melhor!

      Excluir
  13. Sim,pois o estudo é o nosso passatempo,é o nosso dever e nosso maior valor da vida,porque com o estudo,claro que com dedicação,será o foco que fará nós irmos para o caminho do sucesso.

    Geovana Viana
    Hospedagem 3

    ResponderExcluir
  14. Creio que a felicidade no estudo não é algo certo, pois nem todas as pessoas se sentem confortáveis ao estudar. Porém, esse argumento pode ser derrubado a medida que a pessoa se dedica aos estudos e, passa a estudar as mais diversas matérias e conteúdos, incluíndo as que lhe dão prazer. Eu confesso não ficar feliz em estudar algumas matérias, todavia se eu não estudo, não me sinto disposto e conseguentemente feliz.

    ResponderExcluir
  15. Realmente adquirir conhecimento traz mais felicidade, pois a recompensa por esse esforço, por essa vontade de estudar e buscar isso cada vez mais, são portas abertas para colocar em prática tudo aquilo que aprendemos no decorrer da vida.
    Ana Senna '
    Finanças III

    ResponderExcluir
  16. Quando penso em todas as alegrias que obtive como recompensa pelo estudo, os elogios, as oportunidades, uma profissão, enfim ... Nossa, estudar trás sim felicidade. É essencialmente a busca pelo novo, pelo desconhecido. É muito bacana podermos enveredar neste universo!

    ResponderExcluir
  17. Concerteza! viver adquirindo conhecimentos novos propociona muita felicidade, pois no mundo em que vivemos existe uma imensa concorrência na qual só permanece os melhores.
    Atravéz dos estudos diversas portas no mercado de trabalho são abertas para um novo mundo, como foi mencionado pela Professora Adriana Wandermurem. São novas conquistas, outros conhecimentos que causará toda diferença no futuro.

    Priscila de Finanças 3

    ResponderExcluir
  18. Ao meu ponto de vista, a felicidade só é adquirida se for seguida de uma boa educação e a partir de um grande conhecimento. A felicidade é conquistada com muito trabalho ou as vezes ate mesmo de maneira "mole", mais se for analisar, não é uma felicidade merecedora!
    Precisamos SIM de conhecimento e estudo para ser feliz de verdade!
    #Estude ;)

    Mayanne Lima
    Infor 3

    ResponderExcluir
  19. No meu ponto de vista, a felicidade é os conhecimentos que conquistamos com o passa do tempo e também quando nós conseguimos ultrapassar desafios postos em caminhos para nos fortalecer ainda mais na busca do saber.E se fortalece quando graças ao saber temos forças de passar por todas barreiras da vida e alcançamos nossa felicidade completamente.
    Valdilene-InformáticaIII

    ResponderExcluir
  20. Trás muita felicidade sim, adoro conhecer cada vez mais, buscar sempre novas informações novos conhecimentos, e isso me torna uma pessoa cada vez mais feliz..
    Nivia Maria informática III

    ResponderExcluir
  21. Acredito que sim, estudar traz felicidade e muita. Não tem coisa melhor no mundo do que adquirir conhecimentos, porque isso é bem nosso e ninguem pode nos tirar, ele é único. Sem contar que com os estudos temos mais chances de chegar onde queremos, de ter uma boa profissão e ser bem sucedido.

    Finanças III

    ResponderExcluir
  22. eu acho que, a felicidade pode ser encontrada sim atraves dos estudos, pois devemos aproveitar cada oportunidade que q escola ofereçe...
    jeová enfr. 2

    ResponderExcluir
  23. Eu acho que atravez dos estudos nos podemos atravessar muitas barreiras, pincipalmente ser feliz com os nossos estudos, porque é essa oportunidade de termos um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  24. sim, acredito que tudo que plantamos colhemos. o estudo pode ser comparado a uma plantaçao, precisa ser bem cuidada não pode ser tratada de qualquer jeito. assim e o nosso estudo todo o trabalho vai ter volta.

    ResponderExcluir
  25. sim, pois os estudos incentiva muito na vida de cada um, tanto na vida financeira como na profissional, então vamos estudar pois é bom!!!

    enfermagem 2 ano 2013

    ResponderExcluir
  26. sim, pois os estudos eles fazem cada vez mais parte da vida de cada um,pois ele os estudos nunca param então estude e der orgulho aos seus pais!! enf 2

    ResponderExcluir
  27. Estudar trás felicidade sim, pois é através dos nossos estudos e com muita fé em Deus que conseguimos vitórias em nossa vida. Quando vimos resultados dos nossos conhecimentos nos sentimos realizados, pois o estudo, hoje é fundamental na nossa vida,para conseguirmos um emprego de qualidade.

    Jéssica Maia
    Informática 3

    ResponderExcluir
  28. Estudar tras muita felicidade sim,pois é a partir dos estudos que conseguiremos um emprego de qualidade e seremos alguém na vida, pois na nossa vida nunca deixaremos de estudar, precisamos sempre estar nos atualizando, devido que as coisas estao em constante mudança.

    Natalia
    Informatica 3

    ResponderExcluir
  29. Sim, estudar é muito bom, e os estudos é toda a nossa riqueza e o nosso futuro para que nós termos um futuro melhor e sermos um grande profissional de qualidade e os estud9os nunca vam termina, e no futuro teremos a nossa recompensa.

    ResponderExcluir
  30. Sim, estudar é ótimo, nos abre portas para uma boa carreira proficional. Nos traz riquesa e sabedoria.

    ResponderExcluir
  31. Eu confesso que não gosto muito de estudar. Mas sei que ele é fundamental em nossa vida tanto pessoal quanto profissional, e é justamente por esse motivo que me esforço o máximo para manter minha média estável em todas as diciplinas.

    ResponderExcluir
  32. Sim, pois adoro estudar . É um meio de aprendermos cada vez e ter um futuro bom. Pois estudando é que conseguimos um bom emprego. O estudo é de fundamental importância para nossas vidas. E sabemos que é através dos estudos que chegamos aonde queremos.
    Hanna Porto. Hosp 2

    ResponderExcluir
  33. Sim,estudar é muito importante na nossas vida pois nós so tem ha se dedicar mais e descubre coisas novas.Que um dia todos nós será bem recompensado..

    Mayrla Mirelle.Hosp 2

    ResponderExcluir
  34. Sim, porque estudar é abrange novos conhecimento. Pois com o estudo agente pode ter um futuro melhor.





    Luana Pereira. Hosp 2

    ResponderExcluir
  35. claro que sim,pois os estudos é muito importante para a vida de cada um tanto no conhecimento como na vida profissional!! VAMO ESTUDAR GALERA!!


    ENF 2

    ResponderExcluir
  36. obvio que sim,pois além de saber falar bem a pessoa cria mais entendimento das coisas!!

    ResponderExcluir
  37. Estudar traz sim felicidade, pelo conhecimento, descoberta de coisas novas, mas não só isso. O lugar onde você estuda e com estuda também conta muito. Mas para que o estudo traga felicidade é preciso também o desejo de aprender.

    ResponderExcluir
  38. Estudar traz inúmeros benefícios para nossa vida e nos abre um leque de oportunidades onde a felicidade é o carro chefe, por isso estudar hoje é ser feliz amanhã e sempre ,lembrem-se: só a sabedoria tem a capacidade de nos fazer completos tanto na vida profissional quanto pessoal.

    Neulliane Carla
    Finanças, 3º ano.

    ResponderExcluir
  39. sim... pois através do estudo, do nosso conhecimento teremos um futuro brilhante porque o nosso conhecimento ninguem tira. enfim estudar tras sim felicidade.

    Ana karolinne.
    Hospedagem 3ºano

    ResponderExcluir
  40. Estudar traz sim felicidade. Pois é através dele que podemos conquistar tudo aquilo que um dia sonhamos em ter. E é através dele que poderemos chegar mais longe, pois o nosso conhecimento pode nos levar ao topo de tudo, basta querer.

    Allana Penha
    Hospedagem III

    ResponderExcluir
  41. no começo ficamos na dúvida,pensando até em desistir,mas no fiim tudo dar certo e estudar traz felicidade siim!!!

    elizandra silva
    enfermagem 2

    ResponderExcluir
  42. Com certeza trás a felicidade, pois o conhecimento nos leva a uma belíssima oportunidade de se ingressar em uma universidade. E com isso iremos para o mercado de trabalho, que é esse o nosso objetivo.
    Maiara Moura
    INFORMÁTICA III

    ResponderExcluir
  43. Estudar traz muita felicidade porque alem de aprender quando estuada, ainda pode ser capais de exercer um profissão com aquilo que aprender.
    David Alcântara
    Informática II

    ResponderExcluir
  44. Estudar mais traz muitas felicidades e principalmente muitas conquistas,onde voçê só pode conquistá-las através de um único esforço que é o estudo,por isso precisamos sempre está aprendendo.

    Tainan Santana Hospedagem II

    ResponderExcluir
  45. Vai depender do ponto de vista de cada pessoa, porque tem pessoas que gostam de estudar para se sentirem realizadas e outras que não gostam!!!

    Jonathan Enfermagem III

    ResponderExcluir
  46. concerteza!!!
    gosto de estudar, de estar na escola.
    e quando aprendo algo novo eu fico feliz em saber que sei e poder compartilhar meus conhecimentos com os demais colegas.

    ResponderExcluir
  47. Estudar nos traz felicidade pois quando vim a recompensa será comemorada ainda mais pois acima de tudo foi conquistada graças a todo suor derramado pela estrada percorrida até agora.
    Valdilene-InformáticaIII

    ResponderExcluir
  48. alem de ser muito bom, estuda traz muitos beneficios uma vida mais sustentavel e nós faz sempre quere aprender mais...

    Sara Barbosa Finanças III

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...