23 de agosto de 2012

Vamos travar a língua?

     Saudações folclóricas, turma que segue o blog Diário Virtual de Leitura!
     Dando continuidade a semana do folclore brasileiro, nossa postagem de hoje destaca duas palavras bem conhecidas nossas: parlenda e trava-línguas. Você lembra de que se trata?
     Se não, vamos aos conceitos básicos:
    As parlendas são conjuntos de palavras com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. Geralmente envolvem alguma brincadeira, jogo, ou movimento corporal. 
    Os trava-línguas brincam com o som, a forma gráfica e o significado das palavras. A sononoridade, a cadência e o ritmo dessas composições encantam adultos e crianças. O grande desafio é recitá-los sem tropeços na pronúncia das palavras.
Para ilustrar os conceitos, seguem alguns exemplos:
Parlenda:

Trava-língua:

E você conhece alguma parlenda ou trava-línguas interessante? Registre aqui as suas preferidas.

24 comentários:

  1. Muito legal os trava línguas, me enrolei mais na quarta trava língua. Agora quero ver se vocês conseguem dizer bem rápido “A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara.”. Se conseguirem comente.

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
  2. Quase consigo falar, mas agora estou tentando desenrolar a minha língua rsrs, brincadeira... Dizem que é muito bom ficar treinando trava línguas para poder cantar, ajuda a não errar as palavras. Comigo não fuinciona. '-'

    ResponderExcluir
  3. Nossa esse dos tigres ainda é o que mais tenho dificuldade!
    Nossa eu gostava muito quando eu estava no ensino fundamental e que tinhamos de nos vertir de algum personagem, o que eu mais gosto é a sereia Iara, que tem até no Síntio do pica-pau amarelo! NOssa eu amo ela!

    ResponderExcluir
  4. Sempre achei interessante a brincadeira de trava língua. Algumas das frases do trava língua que gosto são "Três pratos de trigo para três tigres tristes." "Casa suja, Chão sujo" "O sabiá não sabia. Que o sábio sabia. Que o sabiá não sabia assobiar."

    Victor Tadeu
    Informática 2

    ResponderExcluir
  5. A a unica mais complicada é a do tigre. Sempre é essa que as pessoas sentem mais dificuldade eu conheço algumas também:
    Três pratos de trigo para três tigres tristes. Pronto essa eu acho difícil.
    O peito do pé do Pedro é preto !!
    Essas eu acho difícil.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal! Mas já conheci algumas mais difíceis e depois é mais fácil para mim que sou acostumado a falar palavras que necessitam um esforço maior da língua.

    Jerffeson Gomes
    Informática III

    ResponderExcluir
  7. É Muito Bom Trava Línguas ←
    Tenho Essa ←
    Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! Quem os desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será.

    ResponderExcluir
  8. Os travas línguas são os meus preferidos, acho que é porque nunca consegui dizer um sem me atrapalhar

    ResponderExcluir
  9. Esses trava línguas são bem legais o incrível e que quanto mais agente fala e erra mais agente tem vontade de falar... Eu por exemplo só sossego quando acerto... Um que eu gosto muito e o rato roeu a roupa do rei de Roma... Em Roma a roupa do rei o rato roeu... E muito divertido...

    mercia maria
    turismo III

    ResponderExcluir
  10. Quero ver quem fala esse: Três pratos de trigo para três tigres tristes, ou esse: O pelo no peito do pé de Pedro é preto.

    ResponderExcluir
  11. Seria interessante também o blog postar perguntas que deixem o leitor confuso, tipo: O pai do padre é filho único do meu pai, o que sou do padre?

    ResponderExcluir
  12. Tinha tanta tia tantã.
    Tinha tanta anta antiga.
    Tinha tanta anta que era tia.
    Tinha tanta tia que era anta.
    Quero ver quem fala esse!

    ResponderExcluir
  13. Essa é do tempo que eu estudava lá no Municipal quero ver se você sabe O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem.O tempo respondeu pro tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem.
    rsrsrrs

    ResponderExcluir
  14. Ahh parlendas. Adoro parlendas. Me fazem lembrar meu tempo de criança. Uma que eu gosto muito é essa:
    Dedo Mindinho
    Seu vizinho,
    Maior de todos
    Fura-bolos
    Cata-piolhos.
    Kimberly. Segurança do Trabalho

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. NAIRTON SABINO DA SILVA. INFORMÁTICA 3

    Eu gosto dos trava línguas porque eles inrolam muito bem, isso e legal.
    O sabiá não sabia.
    Que o sábio sabia.
    Que o sabiá não sabia assobiar.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. É bem interessante um "trava a língua" para descontrair o dia...
    Como sempre o blog se superando!

    Jonathan Enfermagem II

    ResponderExcluir
  20. É sempre bom ter um "trava língua" no nosso dia a dia para descontrair , pois tem pessoas que não conseguir falar e se torna até engraçado.


    Karen Bezerra


    Informática 2°

    ResponderExcluir
  21. Trava línguas são bem interessante para nós fazer inrolam a língua como exemplo:
    A pia pinga,o pinto pia.
    Quanto mais a pia pinga, mais o pinto pia.
    Valdilene
    InformáticaII

    ResponderExcluir
  22. Muito interessante um trava-línguas até para descontrair no dia-a-dia, pois faz parte da cultura brasileira e que muitas pessoas esquecem ou passam por despecebido.

    ResponderExcluir
  23. Descobrir que sou péssima em trava línguas, mas gostei de tentar, já conhecia alguns, é uma brincadeira sempre divertida.

    Karin de Fátima, Informática III

    ResponderExcluir
  24. kkkkkk Super Legal.. Por meio de uma postagem estou com duvidas, será que sou gaga mesmo? kkk.(brincadeira) bastante legal, descontrai o momento , faz ele ser lebrado .!

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...