28 de agosto de 2012

29 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Fumo



     Saudações combativas, turma que se liga no blog Diário Virtual de Leitura!
     Você sabia que o dia 29 de agosto foi escolhido como o dia nacional de combate ao fumo? 
     Desde 1840 o cigarro passou a ser industrializado, proporcionando um grande aumento de pessoas que fumam por todo o mundo. Antes, os cigarros eram feitos manualmente, como os cigarros de palha.
    Fumar faz mal porque o fumo quando queimado produz mais de quatro mil substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas.O fumante, com o passar do tempo, adquire uma doença denominada tabagismo, que se caracteriza pelo excesso de nicotina no organismo.
    Além disso, as pessoas que não fumam devem ficar alertas, pois a inalação da fumaça do cigarro, mesmo que de outra pessoa, causa os mesmos males, sendo consideradas fumantes passivas. Outras nada podem fazer, como no caso de crianças que convivem com pais que fumam ou mesmo recebem a nicotina ainda na barriga da mãe.
    Dessa forma, para se evitar a aquisição de um câncer ou outras doenças causadas pela fumaça do cigarro, o melhor a fazer é não fumar e ajudar a combater o consumo do fumo, do tabaco, devido aos sérios problemas que causam ao organismo.
     O blog Diário Virtual de Leitura registra a data e alerta para os malefícios do mau hábito.Veja a seguir os componentes do cigarro. Junte-se a nós e também cultive bons hábitos e ajude a propagar boas atitudes.
Fonte do texto adaptado:http://www.brasilescola.com

 

22 comentários:

  1. O pior do cigarro é que não afeta somente a saúde do próprio fumante mais também a dos que estão ao seu redor por conta da fumaça e suas substâncias. Hoje em dia com tanta informação as pessoas ainda continuam a fumar, certo que os mais velhos não tinham tanta informações antigamente por isso fica difícil de controlar o vício hoje, mas aqueles que começaram agora? Não tem lógica, até porquê o cheiro é desagradável e não há um tipo de benefício no cigarro, nas próprias embalagens vem mostrando as imagens de pessoas com várias doenças e até mortas por conta do próprio cigarro e o povo ainda continua a fumar, vai entender?!

    ResponderExcluir
  2. Temos que lutar para exterminar esse mal que tem levado muitos a morte. Temos que dizer não ao tabaco.

    ResponderExcluir
  3. Quem diria que em pequeno pedaço de cigarro ouve-se tantas substâncias químicas, mas uma prove de que as aparências enganam então vamos combater esse monstro que mata tanta gente.

    ResponderExcluir
  4. Muitas pessoas, mesmo sabendo as consequências desta droga, o mal que ela causa, a utiliziam do mesmo modo. Quando a consomem pela primeira vez, ficam viciadas e não percebem que a droga estar tomando conta do seu ser, e quando percebem, não ligam.

    ANA KÉCIA
    INFORMÁTICA III

    ResponderExcluir
  5. Muito bem, turma!A consciência do bem estar pessoal e social com toda certeza refletirá em nossas atitudes assim teremos uma sociedade mais saudável e consciente.

    ResponderExcluir
  6. O cigarro é umas das causas de de doenças pulmorares. Por isso devemos para mas de usar essa drogas, pque mesmo sendo uma droga comum ele tem o mesmo efeitos do que as outras.
    Enfermagem 3

    ResponderExcluir
  7. o fuma é um grande causado de varias doenças como imperteção e varios outros,muitas pessoas sabe sua calsa mais muitas vezes não consegui ou não faz uma força para combater.

    ResponderExcluir
  8. O tabagismo é um tema que muito tem a se debater, eu mesmo infelizmente tenho uma pessoa em minha familia que é um fumante, é uma coisa trisre mas não podemos ficar de braços cruzados, devemos informa-los sobre o perigo a qual eles estão expostos, devemos ter calma e lutar. Juntos a essa campanha no combate ao fumo.

    ResponderExcluir
  9. Creio que o Ser Humano que utilize qualquer tipo de droga só para se sentir bem, não raciocina muito bem. O cigarro é uma droga que provoca varias doenças e principalmente comprovado por todo o mundo os ricos que traz essa droga. Mas mesmo assim ainda tem gente que usa.

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
  10. nairton sabino da silva informática 3

    O Primeiro voto e muito importante para termos uma melhor qualidade de vida, que benefície pessoas no geral.

    O meu primeiro voto e contra o usso do cigarro.

    ResponderExcluir
  11. Bom, as pessoas que fumam deveriam ter a conciência e respeito para com o próximo, já que o ato de fumar não afeta somente ao próprio fumante, mas também prejudica as pessoas com quem o mesmo convive. Então, se eu fumo além eu prejudico a saúde de outras pessoas. Tem pessoas que não estão nem aí para isso, só querem saber de satisfazer as vontades próprias. Isso não acontece só no ato de fumar, sujar o meio ambiente também prejudica os outros.
    Fica a refelexão!
    Uma ação que parece ser besta para quem a pratica pode ser ruim para o próximo. Vamos tomar cuidado com o que fazmos pois vivemso em sociedade, então temso que saber conviver e para isso é necesssário respeito.

    Leonardo da Silva Lopes
    Informática 2º ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu passo muito por isso, quando as pessoas fumam perto de mim começo a torcir, os fumantes deviam ter consciência e respeitar os que estão ao seu lado. E ainda há aqueles que entram em estabelecimentos de comidas, sendo que é proibido por lei as pessoas fumarem em locais fechados.

      Excluir
  12. Bom,as pessoas deveriam ter a consciência de dar uma pausa ,mundo das drogas ,que esta cada vez mais próxima de nós. Pois cada dia tem pessoas morrendo por causa desta malditas drogas , pois se um colega meu faz parte deste mundo termos ,mais é pedir a Deus para colocar a paz neste mundo tão violento . E precisamos termos a coragem de dizer não as drogas. Pois é isto que o inimigo quer,destruir todos os filhos de Deus e ainda tem muitos que cair este mundo.
    Pois eu como cidadã tenho mais é q dizer não a este mundo das drogas ,e vamos dizer sim a paz .

    Karen Bezerra
    Informática 2°

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Temos que lutar contra esse mal que atinge grande parte da população.Além de tudo o cigarro é uma das doenças que vicia o usuario e que faz um grande mal para o nosso organismo.Por isso que devemos apoia o combate ao fumo.
    Valdilene
    II ano de Infomática

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente acontece esse tipo de movimentação negativa em nossa cidade e no mundo ... Os viciados entram nessa vida por causa da falta de estrutura familiar ou por não terem oportunidade de se capacitar em algo que os levem pra frente. Pessoas que fazem familia sem planejamento tem mais risco de ter este tipo de pessoas com essas defiriência pelo fato de não ter noção do mercado de trabalho. É uma pena te que perder alguem para este vício, mais é hoje em dia, é o que mais acontece!

    ResponderExcluir
  16. O dia nacional do combate ao fumo é muito importante, pois o cigarro traz vários problemas para nossa saúde, e o pior de tudo que o cigarro não afeta apenas a o fumante afeta todos que estiverem por perto, tornando o cigarro ainda mais perigoso. É sempre bom evitar o contato com o cigarro pelo o seu próprio bem e das pessoas próximas a você.

    Victor Tadeu
    Informática 2

    ResponderExcluir
  17. Bom seria que projetos e outros meios fossem pensado e feitos para amenizar esse problema, faalta pessoas que entrem em salas, sentem nas poutronas e pensem sobre as necessidades nossas'

    infor 2

    ResponderExcluir
  18. Hoje em dia as pessoas sabem que o cigarro é um dos piores inimigos da saúde, várias doenças têm o fumo como uma das principais causas. E as pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes têm chance de adquirir a doença. O cigarro também é considerado um dos poluentes do meio ambiente, e com essas causas o cigarro é um dos maiores poluentes da saúde pública e ambiental que a nossa sociedade enfrenta hoje.

    ResponderExcluir
  19. O fumo é realmente um grave problema que ceifa a vida de milhares de pessoas todos as anos.É portanto, uma causa que precisa ser revertida com a ajuda de todos... o cigarro é uma droga e pode também tirar a sua vida.
    LARISSE ADRIELLE
    TURISMO 3

    ResponderExcluir
  20. O cigarro além de trazer maleficios a sua saude, também irá lhe preojudicar socialmente, não é todas as pessoas que curtem ficar perto de um fumente, pois além de preojudicar o fumante ativo preojudicará o passivo( é aquela pessoas que inspira a fumaça do cigarro, mas que não fuma), hoje existem muitos programas de reabilitação e varios meios de se deixar o cigarro, basta so você por a mão na consciência e dizer: ACABOU, NÂO QUERO MAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o mais imprecionante é que na própia carteira de cigarros vem comentando os riscos de se fumar cigarros e o mais imprecionante ainda é que as fotos que vem nessas carteiras são horrveis, ainda sim as pessoas parecem não ligar para os riscos.
      Leonardo informatica 3.

      Excluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...