3 de abril de 2012

         Saudações matemáticas aos seguidores do blog Diário Virtual de Leitura!
       É com muito prazer que postamos o primeiro desafio matemático do ano de 2012. A partir de agora sempre lançaremos alguns desafios aos nossos queridores seguidores. 
        A resposta será divulgada após 72 horas, possibilitando a interação e resolução da situação-problema.
        Mas, deixemos de conversa e vamos ao desafio:
http://cp.ufmg.br

EU TENHO O DOBRO DA IDADE QUE TU TINHAS QUANDO EU TINHA A TUA IDADE. QUANDO TU TIVERES A MINHA IDADE, A SOMA DAS NOSSAS IDADES SERÁ DE 45 ANOS. QUAIS SÃO AS NOSSAS IDADES?
  



       E não esqueça: aguardamos os resultados e os comentários do desafio.
 

15 comentários:

  1. Gostei do desafio,muito legal as idade são 20 e 15,porém esse valor não dá 45 e sim 35,porém o enunciado não diz que a soma atual das idade é 45,mas que quando o de 15 tiver 20,o de 20 já terá 25 com isso 20+25=45.
    Resolvido o desafio

    ResponderExcluir
  2. bem legal esse desafio.. mexe mesmo com a nossa cabeça e raciocínio viuhh kkkkkkk...

    ResponderExcluir
  3. Ok, Thais! Parabéns pelo empenho! Mas vamos esperar o prazo de 72 horas para sabermos o resultado. E fica a dica de durante deixar nos comentários o raciocínio da resolução.

    ResponderExcluir
  4. muito massa !!! mexe bastante nossa cabeça deixa confusa mesmo !!

    ResponderExcluir
  5. Esse desafoi é de quebrar a cabeça mesmo, mas é bom para ezercita a nossa mente e eu to gostando disso espero que tenha muito mais.
    willianne valente
    informática II

    ResponderExcluir
  6. Espero que esse desafio seja logo dito pois é so raciocinio mas não consegui responder é muito complicado
    willianne valente
    infor II

    ResponderExcluir
  7. infelismente nao consegui mais foi bem interesante

    ResponderExcluir
  8. Este desafio infelismente não mantei a charada mais espero que em breve tenha mais desafio e que eu possa descobre a resposta,mas parabens pela iniciativa.
    Valdilene Nascimento e Wiliane Valente
    2°Infor

    ResponderExcluir
  9. Há livros que marcam nossas vidas com suas histórias, no meu caso li um livro no ensino fundamental e nunca mais esqueci do que ele me contou, o qual é "Uma história de amor".

    ResponderExcluir
  10. Não matei acharada mais como sempre a matemática em nosso meio.é um bom desafio e estar de parabêns que conseguir resolver.


    tainan santana,hospedagem I

    ResponderExcluir
  11. Esse problema é muito legal, ele não envolve só números mais também um pouco de português. Tive contato com ele pela primeira vez quando li "Amor impossível, possível amor" de Pedro Bandeira e outro autor.
    Esse livro é tudo de bom, muito legal recomendo para todo mundo.

    Brena Juliana
    Enfermagem II

    ResponderExcluir
  12. Oba, Matemática!

    Como o problema quer descobrir a idade de duas pessoas, eu posso chamar uma de "V" e a outra de "J".
    ºTu tinha V e agora tem J
    ºEu tinha J e agora tenho 2 vezes a idade que tu tinhas (2V)
    Então temos : J-V=2V-J . Resolvendo essa equação temos, 2J=3V, colocando o V em evidência temos: V=(2/3)*J

    Agora eu sei que:
    ° Tu tinhas (2/3)*J anos e agora tem J anos.
    ° Eu tinha J anos e agora tenho (4/3)*J.

    Agora, para você ter minha idade(4/3), deve somar sua idade J com (1/3). Logo a minha idade também irá aumentar mais (1/3).

    Então agora tu tens : (4/3)*J
    E agora eu tenho: (5/3)*J

    O enunciado diz que a soma de nossas idades é 45, logo:
    (4/3)*J + (5/3)*J=45
    (9/3)*J=45
    3J=45
    J=15
    Já sabemos uma idade!

    Lembra que V=(2/3)*J ?
    se eu substituir, terei: V=(2/3)*15
    V=10.

    Como eu disse que sua idade é J, então você tem : 15 anos. E disse que minha idade é duas vezes a idade que tu tinha (V), então 2*10=20. Eu tenho 20 anos.

    PRONTO!

    Maria Viviane Monteiro Informática III

    ResponderExcluir
  13. Fica entre 15 e 20 anos!
    Essas são as idades do ploblema, acima...


    Jonathan Enfermagem II

    ResponderExcluir
  14. Realmente é um desafio bem interessante pois envolve português junto com matemática, é muito bom pq desperta a nossa vontade de tentar resolver, a curiosidade de saber se o resultado bate com o nosso É muito legal...!!!
    Gabriela Pereira
    Enfermagem II

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...