22 de abril de 2012

Dia da Terra e Dia do Descobrimento do Brasil

     Alô, alô seguidores do blog Diário Virtual de Leitura!
    Dando sequência a este fim de semana de muitas datas comemorativas, hoje registra-se o Dia da Terra e do Descobrimento do Brasil, por isso nosso post leva-nos a uma profunda reflexão sobre nossas ações em relação ao nosso planeja e ao nosso país.
     O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970.Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.
     O Dia da Terra refere-se à tomada de consciência dos recursos na naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.Surgiu como um movimento universitário, o Dia da Terra converteu-se em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas utilizam-no como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra. Este dia não é reconhecido pela ONU e também não é um feriado em nenhum país da Terra.
 

       No Dia da Terra todos estamos convidados a participar em atividades que promovam a saúde do nosso planeta, tanto a nível global como regional e local.
         "A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos. A Terra mesma está viva. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Sentimo-nos humildes ante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser..."
         Agora reflita: o que você pode fazer no seu cotidiano para preservar o planeta? Registre aqui ações práticas e colabore na preservação do meio ambiente e na conscientização dos seus amigos e familiares.

21 comentários:

  1. Olha Diario Virtual, na minha opinião, todos nós sabemos ao menos um pouco do que podemos fazer para preservar o nosso planeta, eu posso aqui enfocar a questão do respespeito que devemos ter com o meio ambiente, para mim é essa a peça do quebra-cabeça, pois a nossa biodiversidade é interligada a todas as outras coisas da terra, e dentre elas, está o mais afetado, o meio ambiente, a natureza.

    Por: Rebeca Porto

    ResponderExcluir
  2. falar é muito bom, mlhor ainda é fazeer. Então vamos começar a agiir e assim veremos a mudança acontecer.

    allissonf

    ResponderExcluir
  3. Muito importante esse dia ser lembrado, mas seria bem melhor que todas as pessoas tivessem consciência de que cuidar do nosso planeta é tarefa a ser feita todo dia pois o nosso elemento de sobrevivência vem da nossa natureza e ver algumas pessoas acabando com tudo de bonito que existe ao nosso redor não é motivo pra ficarmos parados vamos fazer nossa parte cuidar, e assim apreciar o que a nossa natureza tem de melhor.

    Thays Vieira. informática II

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do video mostrado porque mstra a realidade do planeta. Pois chama a atenção do publico com o caos do planeta. Talvez nao chame muito a atenção de quem faça isso tipo de coisa com o planeta, pois essas pessoas nao ligam muito, acham que é besteira.
    Mais a mim, chamou atenção.

    Alice Victoria
    Informatica-II

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante do vidio ,onde fala bastante sobre a nossa mãe terra querida.E uma das fraze mais mim tocou foi "A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos.Então nesta data importatissima vamos para e refletirmos o que podemos para preservar o nosso planeta terra.


    Tainan Santana,hospedagem I

    ResponderExcluir
  6. É MUITO interessante fazermos essa reflexão, o que estamos fazendo
    para preservar a terra que nos dá tudo que nessecitamos e no entanto
    não cuidamos nada dela. Já está na hora de despertarmos.

    ResponderExcluir
  7. A data foi criada com o propósito de abrir discussões em todo mundo sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta Terra. Além disso, tinha como objetivo criar uma consciência mundial sobre os problemas da contaminação, destruição da biodiversidade, uso não sustentável dos recursos naturais, desmatamentos e outros problemas que ameaçam a vida em nosso planeta.

    Informática III
    Marcos Antônio Filho

    ResponderExcluir
  8. É realmente muito importante refletirmos nesse assunto,devido ao rumo que nossa biodiversidade esta tomando, com muitas pessoas esquecendo que "A terra é a nossa casa". Está na hora de abrir os olhos e enxergar a realidade...

    ResponderExcluir
  9. se a terra é nossa casa porque não cuidamos dela.A terra é muito bonita,mais vamos ter cuidar pos toda beleza pode virar feiura.
    Dawyd
    Informática I

    ResponderExcluir
  10. Com essa postagem pude aprender um pouco mais. Eu só sabia que o dia 22 era o dia do Descobrimento do Brasil. Mas não que era o dia da Terra também Além de ser meu aniversário. É importante saber que no dia 22 de Abril é o dia da Terra, mas não é apenas pra ficar na lembrança e devemos cuidar dela não só nesse dia mas em todos os dias. Pois é nela que todos moramos.
    Kimberly Segurança do Trabalho 3° ano

    ResponderExcluir
  11. Essas datas são de suma importancia para nos e que não devemos esquecer assim como o Diario não esqueceu.São datas em que nos devemos ver como nos estamos com a terra e com o Brasil, como estamos tratando ele e assim por diante.

    Williane Valente, Mário Valente e Solange Garcia
    Informática II

    ResponderExcluir
  12. Sabemos que e um dia muito importante pois se naõ fosse a terra naõ existiria vida,e se não tivermos cuidado com ela podera deixar dev existir.

    ResponderExcluir
  13. temos que ter orgulho de nossa pátria porém muityos se emvergonham de serem brasileiros
    leomas hospedagem 2

    ResponderExcluir
  14. A preservação do meio ambiente é fundamental para nós seres humanos, que somos totalmente dependente do mesmo para podermos sobreviver. Infelizmente nem com todos os desastres ambientais que acontecem as pessoas acordam e refletem que a culpa também é sua, nossa e por que não seria? Ora, quem nunca jogou um papel de bombom ou um copo descartavel na rua. Acho que todo mundo já teve essas atitudes. Portanto a preservação só sera de fato feita quando nós "seres humanos", aprendermos a respeitar o nosso próprio lar, PLANETA TERRA.

    ResponderExcluir
  15. O dia da terra é muito importante para nós seres humanos, pois nos leva a refletir sobre nossas práticas para com o meio ambiente, e nos conscientiza cada vez mais sobre os cuidados que devemos ter no meio em que vivemos.


    Ivana Aquino.
    Enfermagem II

    ResponderExcluir
  16. Nós devemos presta bem atenção em que estamos fazendo com o planeta terra, pois com tanta poluição que esta tendo as doenças vão aumentando e alguma pessoas não estão se importando tanto!Devemos para analizar nossas ações e começar a muda-las pois depois pode ser tarde de mais para querermos voltar e salvar a terra. A terra está pedindo SOCORRO vamos socorre-la, vamos salvar nosso planeta, vamos "repirar ar puro"

    ResponderExcluir
  17. Devemos tem mais responsabilidade e respeito com o nosso planeta terra,pois cada dia que se passa esta ficando mais e mais poluido.
    Então vamos cuidar do que é nosso,pois viver em um lugar limpo,bonito e bem cuidado é muito bom,VAMOS PRESERVA O NOSSO PLANETA TERRA.

    Maria luana moura da silva
    Enfermagem 2

    ResponderExcluir
  18. A terra ela é muito importante na vida dos seres humano pois é nela que cultivamos nossos alimentos e sustento.ela é uma maẽ para a humanidade pois se não tivesse aterra não terria avida e caber a cada um de nois que se toque é mude as suas atitude com a terra, pois ela não merece, desmatamento ,poluição etc, que no final ira prejudica nois seres humanos .
    Ramon Pacifico
    Enfermagem II

    ResponderExcluir
  19. Tocou no ponto principal a poluição e o desmatamento. As vezes fico a imaginar como os seres humanos pode ser tão iteligentes para algumas coisas e tão "tolos" para outras se eles não perceberão estão destruindo o planeta onde vivemos, onde crescemos, construimos familias e agora estamos morrendo mais rápido devido a poluição! Devemos repensar nossos conceitos sobre o que é estar tudo. Se estar bem é vê sua terra morrer, pessoas com problemas de respiração, árvores sendo derrubadas em questão de segundos! Então eu não sei o que é está pessímo!

    ResponderExcluir
  20. Preservar o meio ambiente. É uma frase que muitos escutam, mas poucos a colocam em prática.Cabe a cada um de nós, individualmente analisar as condições em que terra se encontra hoje. É importante preservarmos a terra cuidar dela, até por que a geração futura sofrerá com as consequências sejam boas ou ruins.
    LARISSE ADRIELLE
    TURISMO 3

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...