9 de outubro de 2011

O QUE VOCÊ VÊ?

       Salve, salve, galera do blog Diário Virtual de Leitura!
    Mais uma semana começa e com ela mais vigor para as nossas atividades cotidianas; por isso hoje iniciaremos algumas postagen voltadas para a linguagem visual, ou melhor, a leitura de imagens. Vocês sabem muito bem que tudo ao nosso redor é texto e as imagens não são exceções.
     Na verdade, as leituras de imagens fazem parte de nossas vidas. Quando olhamos um quadro tentamos imaginar o que o pintor retratou ali, nos reportamos à época do mesmo, avaliamos suas características gerais e individuais, sejam elas de objetos, paisagens, pessoas, animais, alimentos, etc. 
     Dessa forma, identificamos os elementos ali presentes, se estão vivos ou mortos, se estão estáticos ou se movem e conseguimos até mesmo imaginar o que as pessoas conversavam.
     O primeiro artista é Portinari com a tela Os meninos soltando pipas de 1947.
http://assuntosdepedagogia.zip.net
      Para saber um pouco mais sobre este extraordinário artista plástico brasileiro acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2ndido_Portinari.Ah! Lembre-se que nas próximas postagens registraremos mais telas fantásticas.
            Não esqueça de postar suas impressões sobre a leitura da tela de Portinari. Boa leitura!

Um comentário:

  1. Eu posso ver todo o talento de um ótimo e verdadeiro artista,que consegue expressar seus pensamentos e sentimentos simplesmente através de algumas pinceladas em uma tela,em outra palavras melhor compriencidas."Ele é o cara" ou pelo menos era né.

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...