6 de setembro de 2011

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"

         O feriado está chegando, por isso é sempre uma boa companhia um livro, e para os amantes da leitura o blog Diário Virtual de Leitura indica um livro que para muitos pode ser infantil, mas para outros não. O livro é O pequeno príncipe de Exupery. Segue um trecho só como aperitivo de leitura:


(...)
E foi então que apareceu a raposa:
- Bom dia - disse a raposa.
- Bom dia - respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.
- Eu estou aqui - disse a voz -, debaixo da macieira...
- Quem és tu? - perguntou o principezinho.
- Tu és bonita...
- Sou uma raposa - disse a raposa.
- Vem brincar comigo - propôs o principezinho. - Estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo - disse a raposa. - Não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa - disse o principezinho. Após uma reflexão, acrescentou:
- Que quer dizer "cativar"?
(...)
- Eu procuro amigos. Que quer dizer cativar?
- É uma coisa muito esquecida - disse a raposa. - Significa "criar laços"...
- Criar laços?
- Exatamente - disse a raposa. - Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil garotos. Eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro.
Serás para mim único no mundo. Eu serei para ti única no mundo...
(...)
- A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa. - Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
(...)
- Os homens esqueceram essa verdade - disse a raposa. - Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...
- Eu sou responsável pela minha rosa... - repetiu o principezinho, a fim de se lembrar."

Leia mais: http://www.vassourando.com/2008/05/o-pequeno-prncipe-para-baixar.html#ixzz1X19JWqSL


Você pode baixar o livro na versão PDF no link:http://search.4shared.com/q/1/pequeno%20principe%20pdf

              Boa leitura na companhia do principezinho! 

13 comentários:

  1. Somos responsáveis por nossas conquistas,pessoais e profissionais devemos criar laços e sermos necessários em tudo que fizermos parte.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a vida de cada um de nós é composta por uma sucessão de escolhas, todos nós podemos alimentar a escolha de mentir,trair,enganar e ferir o outro,mas também todos nós podemos não mentir,não trair,não enganar e não ferir o outro. Acho esse um grande exemplo para se dizer que somos totalmente responsáveis por aquilo que cativamos.

    ResponderExcluir
  3. Nós somos sim responsáveis por nós mesmos.Atitudes,decisões,conquistas e diversas outras coisas só existem por que foram feitas por que nós decidimos o que deveríamos fazer.E tu em nossas vidas é uma conquista,principalmente nossos amigos que foram e são cativados a cada segundo isso é quando eles são verdadeiros amigos.Por isso cabe a cada um de nós vivermos a vida como ela é.
    Pois como diz o Padre Fábio de Melo "A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver".

    ResponderExcluir
  4. Ah, tô louco pra lr esse liivro, qriia muiito leer eele, se alguém tiiver e quiiser me emprestaar eeu aceito(A).
    -alisosnf.
    1ºInformátiica

    ResponderExcluir
  5. Alisson eu tmb gostaria de lr esse livro, vê se consegue doiis :s (risos) esperando viiu ¬¬


    Mayanne Lima
    Informática 1º ano

    ResponderExcluir
  6. OI, MAYANNE E ALISSON!
    PARA CONSEGUIR O LIVRO BASTA BAIXAR ATRAVÉS DO LINK QUE DISPONIBILIZAMOS NO BLOG. PODE SER LIDO ATÉ NO CELULAR. ABRAÇO,MARÍLIA COSTA

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é muito bom, eu ja li ele e gostei muito da leitura e indico ele pra todos os meus amigos.

    Alice Victoria, Leise Rodrigues, Maiza Virginho, Alexsandra.
    Informatica - 1

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas com certeza vou ler esse livro ele parece ser muito interessante!

    Mariana
    Informática 1º ano

    ResponderExcluir
  9. Esse é um dos melhores livros que eu já li. Um livro direcionado para todas as idades, onde as crianças se fantasiam e os a adolescentes e adultos tomam pra si uma inesquecível lição de vida.

    Layla Amarante,Mikael e Tayslan Queiroz.
    Informática I.

    ResponderExcluir
  10. É sempre bom termos pessoas que gostamos ao nosso lado,e muitas vezes não notamos isso. Esse texto foi muito bom para refletirmos, olhar para o nosso lado e vermos quem realmente "cativamos".
    Natália -infor 1

    ResponderExcluir
  11. Eu ja li e indico o livro pequeno principe ele e otimo.
    Somos responsaveis por nossas conquistas, e se for criar laços
    q eles sejam eternos para sempre lembrarmos das pessoas que cativamos.
    Somos responsáveis também por nossas atitudes tudo que fizemos. Tudo tem uma ação e reação a alguma coisa que fizemos.
    Se fizermos o bem, vamos sempre ter o bem, se fizemos o mal, vamos sempre ter o mal.

    ResponderExcluir
  12. Esse trecho mostra claramente que tudo o que fazemos ao mundo, volta de alguma forma para nossas vidas. Se eu ofereço pedras, então mas na frente serão pedras que eu terei que enfrentar. Mas se eu cativo flores, logo em breve terei um belo jardim a minha espera.
    Atualmente, tudo funciona como uma gigantesca engrenagem que gira e parece nos oferecer tudo o que queremos estampado nas vitrines. O que esquecemos de perceber é que os bens mais preciosos não estão a venda. O preço que temos que pagar por uma amizade, um amor ou qualquer outro tipo de aliança é outro. E este preço se chama dedicação.
    Temos que aprender a nos colocar no lugar do outro, a saber o que realmente lhe agrada. Só assim, poderemos fazer com que a devolução de coisas boas pela vida à nós seja cada vez maior.

    ResponderExcluir

Outubro Rosa: apoiamos essa campanha!

         Saudações turma, que acompanha o blog Diário Virtual de Leitura !          Mais um mês se inicia e com ele a esperança de que...